Climatempo: Plantio do milho 1ª safra é desfavorecido

Home » Sem categoria » Climatempo: Plantio do milho 1ª safra é desfavorecido

Climatempo: Plantio do milho 1ª safra é desfavorecido

A presença de uma massa de ar seca e fria sobre grande parte do centro-sul mantém o tempo firme e sem previsão para chuva em, praticamente todo o território nacional. A exceção é apenas para a faixa litorânea do Nordeste e o extremo Norte, que podem ter registros de pancadas de chuva ao longo do dia.

Podem ocorrer algumas pancadas de chuva pontual e de fraca intensidade no Mato Grosso, sendo pouco provável que traga qualquer tipo de prejuízo ou benefícios aos produtores. Assim, com o tempo firme, os produtores podem avançar com os trabalhos de colheita e até mesmo plantio e tratos culturais.

Novo sistema nas áreas produtoras do Sul

A partir desta quarta-feira (29), uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e deixa mais uma vez o tempo instável, com chuva generalizadas. A instabilidade irá afetar tanto os trabalhos de campo, como as lavouras que foram prejudicadas pela geada do domingo (26). Com uma planta já debilitada, o excesso de umidade sobre as folhas pode ocasionar um aumento dos índices de doenças, agravando ainda mais a situação das lavouras de trigo e milho.

As próximas quatro semanas serão marcadas pela chuva frequente e em bons volumes em grande parte da Região Sul do país, sendo que toda a parte central e norte deve se manter com tempo firme e sem previsão para chuva generalizada.

Deste modo, a previsão irá inviabilizar os trabalhos de plantio do arroz, atrapalhar o plantio do milho primeira safra e a colheita do trigo em algumas áreas do oeste do Paraná. Já no Sudeste e Centro-Oeste, o tempo firme irá possibilitar o rápido avanço da colheita da cana-de-açúcar e a finalização das colheitas do café e do milho, que entram na reta final, assim como a do algodão do Mato Grosso e no oeste baiano.

Perspectiva para a chuva

Somente no final de setembro é previsto o retorno da chuva para as regiões Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, em especial do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a perspectiva é de que a chuva comece a dar algumas tréguas durante o mês de outubro e possibilitar a realização do plantio do arroz, milho e colheita do trigo.

Idioma l Language